Inauguração de Unidade de Pedopsiquiatria em Queluz

pedopsiquiatria

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta esteve presente na inauguração da Unidade de Saúde Mental da Criança e do Adolescente de Queluz esta quarta-feira.

Para Basílio Horta, “esta inauguração é uma antecipação de uma vontade antiga no seguimento duma política de inclusão e defesa da saúde para todos” e acrescenta que “1500 jovens necessitam de pedopsiquiatria e com esta resposta, iremos abranger cerca de 500 crianças do concelho de Sintra”.

A instalação deste novo equipamento resulta de uma parceria entre o Município de Sintra, a União de freguesias de Queluz-Belas e do Hospital Fernando da Fonseca, que disponibiliza a equipa pluridisciplinar de saúde mental.

Com este novo equipamento, a funcionar nestas instalações até à construção da nova Unidade de Pedopsiquiatria no futuro Centro de Saúde de Queluz, cerca de 500 jovens vão ser tratados e vai permitir servir as freguesias de Queluz-Belas, Massamá-Monte Abraão e Casal de Cambra, e ainda as crianças do Município da Amadora.

A autarquia contribui assim para melhorar a acessibilidade aos cuidados de saúde mental, em especial das crianças e jovens, recusando-se a conviver com a ausência de respostas neste setor, “a câmara não faz mais do que a sua obrigação, quando há necessidades deste género temos de as resolver”, salienta o autarca.

Estiveram presentes também o presidente do Conselho de Administração do Hospital Fernando Fonseca, Luis Marques e a presidente da União de Freguesias de Queluz e Belas, Paula Alves.

O espaço dispõe de seis salas com 140m2 no total e situa-se na Rua Maria Benvinda Gama, nº1 Loja D, em Queluz.