Ergonomia, envelhecimento e trabalho debatidos em Sintra

Envelhecimento ativo, capacidade de trabalho e idade ativa para a reforma foram alguns dos temas em debate na 3.ª Conferência Internacional em Ergonomia, Envelhecimento e Trabalho (ErgoAge2018) que se realizou no dia 9 de novembro, no Centro Cultural Olga do Cadaval, em Sintra.

A conferência centrou-se na fomentação da partilha de experiências e em estimular a reflexão conjunta sobre temáticas tão atuais como o   envelhecimento saudável desde o início da vida ativa profissional, o envelhecimento ativo e produtivo e a promoção do trabalho sustentável.

O vereador Eduardo Quinta Nova, da Câmara Municipal de Sintra, enalteceu a importância desta iniciativa por debater temas atuais e desafiantes para todo o município.

“As alterações do tecido demográfico são fenómenos mundiais, que extravasam a esfera nacional, porém, Sintra contraria a tendência sendo o segundo concelho nacional mais jovem e com um dos saldos naturais (nados vivos/óbitos) mais elevados do país”, afirmou o vereador.

Ao longo da manhã foi apresentada a palestra “Age and sustainable work ability”, moderada por Teresa Cotrim, da Faculdade de Motricidade Humana e realizada pelo Professor Clas-Hakan Nygard, onde entre outros tópicos, foi debatida a relação entre a idade e a eficácia no trabalho.

Seguiu-se o painel temático “Gestão da Idade e Trabalho”, com o moderador Luís Jerónimo, da Autoridade para as Condições de Trabalho, onde foi exibida uma apresentação sobre a “Idade ativa e a Reforma: na perspetiva da saúde do trabalho fará sentido o tudo ou nada?” e apresentado o “Projeto Envelhecimento e Capacidade de Trabalho na Câmara Municipal de Sintra”.

Durante a tarde, foi debatido o segundo painel sobre “Boas Práticas”, moderado por Vítor Reis, da Câmara Municipal de Sintra, onde oradores de diferentes áreas discutiram temas como o combate à solidão no envelhecimento, participação dos mais "velhos" no mercado de trabalho, desafios para um envelhecimento ativo e produtivo, entre outros.

Esta iniciativa enquadrou-se nas celebrações portuguesas do Mês Europeu da Ergonomia e nasce da parceria entre a Câmara Municipal de Sintra, a Associação Portuguesa de Ergonomia e a Secção Autónoma de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana.

Consulte o PROGRAMA.