COVID-19 | Sintra mantém apoio às IPSS no combate ao surto

A Câmara Municipal de Sintra continua a apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho com a distribuição de equipamentos de proteção individual.

A entrega do material pretende auxiliar as instituições, parceiras importantes no suporte social a famílias e grupos de risco, e proporcionar aos seus profissionais o nível de proteção mais adequado possível.

Neste contexto foi contabilizada, até ao momento, a entrega dos seguintes equipamentos e materiais de proteção a diversas instituições: mais de 109.000 máscaras, mais de 92.000  luvas, mais de 1.400 viseiras, 480 batas descartáveis e cerca de 1.200 litros de gel desinfetante. Procedeu-se ainda à distribuição de frascos de álcool, dispensadores de gel desinfetante, batas descartáveis, fatos completos e proteções para sapatos. Foram também efetuados, através da autarquia, cerca de 4.000 testes à COVID-19 nestas entidades de resposta social.

Além do material de proteção, a autarquia de Sintra disponibiliza ainda, a estas instituições, os seus serviços municipais para a desinfeção de veículos e edifícios. Os serviços da Câmara Municipal de Sintra precederam, até ao momento, à desinfeção de cerca de 200 viaturas e mais de 100 edifícios de resposta social.

De salientar que tem ainda lugar a disponibilização, gratuita, de máscaras e álcool gel através de três unidades móveis de apoio e informação para o combate à COVID-19. As equipas destas unidades móveis são constituídas por enfermeiros do ACES Sintra, elementos da Proteção Civil de Sintra, Policia Municipal de Sintra e técnicos de ação social que prestam também esclarecimentos e apoio caso seja necessário.

Nos diversos bairros municipais está também a decorrer o programa de distribuição de máscaras comunitárias reutilizáveis, juntamente com a prestação de apoio e esclarecimentos.

Estas medidas decorrem da implementação, no município de Sintra, do Plano Contingência para a infeção por COVID-19 que tem por objetivo acompanhar a evolução da propagação do Coronavírus, antecipando e atuando com medidas preventivas, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como apoiar as populações.