Câmara de Sintra preside ao Conselho Local de Saúde Mental de Amadora e Sintra
O Conselho Local de Saúde Mental de Amadora e Sintra reuniu pela primeira vez, esta quarta-feira, no Palácio Nacional de Queluz, para instalação deste órgão.
O vereador da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Quinta Nova, foi designado como representante da Área Metropolitana de Lisboa (AML) para o Conselho Local de Saúde Mental de Amadora e Sintra da Unidade Local de Saúde (ULS) de Amadora e Sintra, assumindo, por inerência, a presidência deste órgão. Já Susana Nogueira foi designada como representante da Câmara Municipal da Amadora, sendo vereadora dessa mesma autarquia.
Este Conselho visa colaborar com os serviços locais a agilizar os problemas da saúde mental. Na sua primeira reunião foram empossados os conselheiros e foi aprovado o regulamento do Conselho, garantindo desta forma a instalação oficial do órgão.
Durante a reunião foi ainda apresentado enquadramento da dimensão dos problemas de saúde mental em Portugal, bem como uma breve exposição da atividade desenvolvida pela Coordenação Regional de Saúde Mental da Região Lisboa e Vale do Tejo (RLVT), apresentado pela coordenadora desta unidade, Teresa Maia.
Os Conselhos Locais de Saúde Mental (CLSM) são órgãos consultivos dos serviços locais de saúde mental, neles estão representadas as entidades com intervenção na área da saúde mental a nível local, nomeadamente os representantes do poder local, as comissões de proteção de crianças e jovens e as associações de utentes e de familiares.
Compete ao Conselho Local de Saúde Mental emitir parecer sobre os planos de atividades e relatórios de atividades do respetivo serviço local de saúde mental, e apresentar propostas de melhoria do funcionamento do respetivo serviço local de saúde mental.