Câmara de Sintra apoia projeto de inclusão de jovens com deficiência

pacos concelho noticia

A Câmara Municipal de Sintra, aprovou, esta terça-feira, em reunião de Câmara, a celebração de um protocolo com a Associação Pais em Rede para a implementação do Projeto Sintra Inclui – Inclusão Socioprofissional da Pessoa com Deficiência no município.

O projeto-piloto realizado pela Associação Pais em Rede, em parceria com autarquia de Sintra, teve início o ano passado. O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, realçou o trabalho desenvolvido pela associação “na criação de condições efetivas de inclusão das pessoas com deficiência, através de acompanhamento técnico, monitorização, realização de oficinas, de pais e formação de docentes”, que permite neste momento “termos melhores condições de integração socio profissional de mais jovens do nosso concelho com necessidades especiais”, concluiu.

No dia 3 de fevereiro de 2015 foi assinado o primeiro protocolo de parceria entre a Câmara de Sintra e a Associação Pais em Rede. Para a primeira fase do projeto foram identificados 13 jovens (com idades entre os 17 e os 23 anos) com vários tipos de incapacidades, aos quais foi prestado apoio no processo de treino para integrar um contexto real de trabalho nas empresas do concelho que demonstraram disponibilidade para acolher esta experiência.

O projeto integra ainda uma vertente de apoio aos Agrupamento de Escola com reforço técnico às equipas de educação especial.