Câmara apoia integração profissional de pessoas com deficiência

web CMS 4203

A Câmara Municipal de Sintra celebrou, na última quinta-feira, a assinatura de protocolos de cooperação entre o município de Sintra e a Associação de Pais em Rede, no valor de 74 950,00 euros, no âmbito do Projeto Sintra Inclui.

Este projeto nasceu da vontade da Câmara e da Associação Pais em Rede para ser dado um apoio efetivo a pessoas com necessidades especiais e, desde 2015, tem decorrido um conjunto de iniciativas que são exemplares”, afirmou Basílio Horta.

O apoio da Câmara a este ato de cidadania é exemplar. Quando se trabalha em rede conseguem-se fazer mais coisas e estamos a trabalhar em conjunto para que estas pessoas sejam mais realizadas e participem na sociedade. O que se faz aqui em Sintra é muito inovador”, evidenciou a presidente da Associação Pais em Rede, Maria Luisa Beltrão Oliveira. 

O projeto Sintra Inclui iniciou-se em 2015 para apoiar jovens com deficiência, incapacidades intelectuais ou em situação términus da escolaridade obrigatória, integrados em famílias cooperantes, e com motivação para a autonomia.

No âmbito do Sintra Inclui, em setembro de 2016, a autarquia, através do protocolo estabelecido com a Associação Pais em Rede iniciou uma nova vertente do projeto, que consiste no apoio aos Agrupamentos de Escolas na implementação dos planos individuais de transição dos alunos com necessidades educativas especiais, que se encontrem no términus do seu percurso escolar.

Através da intervenção direta de duas técnicas de apoio à transição, a autarquia mantém o acompanhamento destes alunos, em contexto escolar e na comunidade, tendo, no ano letivo 2015/2016 apoiado 30 alunos, entre os 15 e os 19 anos pertencentes a 5 Agrupamentos de Escolas.

A Pais em Rede é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com o estatuto de “Organização Não Governamental para Pessoas com Deficiência” (ONGDP nacional), tendo como missão a promoção da inclusão social das pessoas com deficiência e suas famílias. 

Image
Image