SMAS de Sintra investem na União de Freguesias de Sintra

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) apresentaram o plano de investimento na União de Freguesias de Sintra, no valor de 4 milhões e 756 mil euros.

Durante a presidência aberta, promovida pela câmara Municipal de Sintra, a esta freguesia, foram apresentadas as diversas intervenções em curso, para a resolução de problemas e necessidades detetadas, como a remodelação de coletores na Rua Mourisca, em Capa Rota, a empreitada de remodelação de redes junto à Quinta da Regaleira ou a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais na Vila de Sintra onde foram intervencionadas as ruas da Ferraria, das Padarias, Costa do Castelo e da Fonte da Pipa.

Em curso está também a construção da ciclovia da Portela de Sintra e da remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem pluvial e remodelação das redes de distribuição de água e drenagem de águas residuais urbanas na Portela de Sintra, com um investimento de mais de 2 milhões de euros, numa intervenção conjunta com a Câmara Municipal de Sintra.

“Os SMAS continuam a reforçar o investimento por todo o nosso município”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra. "Em pleno século XXI não podemos conviver com zonas dentro do nosso concelho onde não exista saneamento ou onde o abastecimento de água não é regular.”.

Nesta reunião de trabalho foi também apresentada a renovação de contentorização neste território. Na União das Freguesias de Sintra serão instalados um total de 105 novos contentores enterrados, divididos por 25 pontos de deposição, num investimento global de 304 mil euros. As zonas abrangidas nesta intervenção são, para além da sede do concelho, as localidades de Vale Flores, Bairro do Linhó, Beloura, Janas e Nafarros.

No valor de 1 milhão e 767 mil euros, o Ecocentro de Vale Flores permitirá o aumento da recolha seletiva multimaterial, possibilitando a receção de resíduos no Concelho de Sintra através da sua deposição ordenada num único local, no Ecocentro.

O Ecocentro permite a deposição temporária de resíduos seletivos passíveis de valorização:

Papel e cartão, plástico, metal, vidro, madeira, pilhas, Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), ‘monos’, verdes, têxteis e Resíduos de Construção e Demolição (RCD).

Após a construção do Econcentro de Vale Flores, os SMAS de Sintra prosseguirão com a concretização da rede municipal de ecocentros, pensada para abranger: Almargem do Bispo, Janas (União de Freguesias de Sintra) e Massamá. No caso do Ecocentro de Janas, o equipamento em causa será implementado junto ao reservatório dos SMAS, com uma área de implantação de 2.900 m2.

Com um plano de investimentos para o triénio 2019/2022 de cerca de 50 milhões de euros, os SMAS de Sintra têm em curso diversas empreitadas de construção, renovação e remodelação de redes para prestar um serviço de qualidade a todos os munícipes de Sintra.