SMAS de Sintra investem 7,4 milhões de euros em Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra apresentaram no âmbito da presidência aberta à união de freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar o plano de investimento no valor de 7 milhões e 400 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, mencionou que “esta é a segunda freguesia com maior investimento a nível de saneamento básico do concelho, mas é um trabalho necessário que vai colmatar deficiências ao nível da drenagem e tratamento de águas residuais domésticas.”

“Estes investimentos vão permitir levar saneamento básico e rede de abastecimento de água a várias zonas da freguesia, garantido também a construção do primeiro ecocentro”.

Durante a reunião de trabalho foram apresentadas as empreitadas em curso, como a construção das redes de abastecimento de água e aguas residuais domésticas em Aruil, Biqueirão e Alveijar investimento de 1 milhão e 134 mil euros e abrange cerca de 2000 habitantes.

O prolongamento da rede de águas de abastecimento em Dona Maria (Zona Alta), com ampliação da rede de abastecimento de água numa extensão de 700m, na Rua do Saibreiro, até à entrada da AUGI, para abastecimento da Zona Alta no Casal do Brejo, abrange 500 habitantes, e tem um valor de 150 mil euros.

Abrangendo 1200 habitantes e com um investimento de 750 mil euros está em curso a construção da rede de águas residuais domésticas, e remodelação da rede de águas, na zona de Camarões classificada como urbana no PDM, até ao limite das zonas Augi, e ligação à futura ETAR de Camarões, numa extensão de 3560 metros.

Em concurso estão três empreitadas, a remodelação das redes de águas, domésticas e pluviais, num troço da Av. da Liberdade (EN9) e na Av. 25 de Abril, em Pêro Pinheiro, a instalação de condutas e válvula redutora de pressão em Morelena e construção do emissário de ligação em Aruil.

A empreitada de remodelação de troço da rede de águas pluviais, em parte da Av. da Liberdade (EN9), em Pêro Pinheiro, e ao longo da Av. 25 de Abril, até à descarga na linha de água numa extensão aproximada de 300 metros inclui a remodelação das infraestruturas de redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais domésticas afetadas pela intervenção, e tem um valor estimado de 250 mil euros.

Num investimento de 475 mil euros, a empreitada de instalação condutas adutoras e distribuidoras e válvula redutora de pressão (VRP), junto ao futuro reservatório de Morelena, assegura a distribuição de água com pressão regulamentar, simulando o reservatório e até que este seja construído, iniciando a restruturação das áreas de influencia e patamares altimétricos de abastecimento da zona.

A construção do emissário de ligação ao sistema da Águas do Tejo Atlântico (ADP.TA) através do emissário de Covas de Ferro irá abranger 2000 habitantes e tem um investimento de 303 mil euros.

Durante a reunião também foram apresentadas as empreitadas para lançamento, nomeadamente:

- Remodelação da rede de água, construção da rede de águas residuais domésticas, estação elevatória de Palmeiros e Alto das Falimas e respetiva conduta elevatória;

- Construção da Estação Elevatória de Santa Eulália, conduta elevatória de aguas residuais domésticas e ramais e remodelação da rede de abastecimento de água, dotando a localidade de rede de aguas residuais domésticas;

- Construção de redes de aguas residuais domésticas na expansão do sistema, dando continuidade as obras realizadas e em curso em Aruil e Albogas.

- Construção do Reservatório de Morelena, que constituirá o reservatório central de abastecimento às localidades de Pêro Pinheiro, Montelavar, Maceira, Anços, Negrais e envolventes, substituindo os Reservatórios de Montelavar e Maceira que serão desativados;

- Construção da ETAR de Camarões para tratamento das águas residuais domésticas das localidades de Camarões e envolventes.

Os SMAS estão também a desenvolver diversos projetos, como a remodelação das redes de abastecimento com origem no futuro reservatório de Morelena e as remodelações das ETAR de Almargem do Bispo, Montelavar e Sabugo.

A lançar estão os projetos de construção de ARD e ETAR em Rebanque, rede de ARD e emissário em Olelas, eede de ARD e estação elevatória na Pedra Furada, rede de ARD e emissário no Outeiro em Montelavar e ecocentro em D. Maria (com um valor estimado de 925 mil euros e 50 mil habitantes abrangidos).

Em síntese, o valor total das obras em curso é de 2 milhões e 33 mil euros, empreitadas em concurso de 1 milhão e 28 mil euros, empreitadas para lançamento 3 milhões e 420 mil euros e o ecocentro de D. Maria 925 mil euros, totalizando 7 milhões e 406 mil euros de investimento na união de freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar.