SMAS de Sintra continuam a investir em S. João das Lampas e Terrugem

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS de Sintra) apresentaram o plano de investimentos globais na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, no valor de 22 milhões de euros.

Durante a presidência aberta, promovida pela Câmara Municipal de Sintra a esta freguesia, foram apresentadas as diversas intervenções em curso, para a resolução de problemas e necessidades detetadas.

Em curso estão as empreitadas do subsistema de saneamento de Areias e Alvarinhos, a remodelação de redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais domésticas em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, a construção da ETAR de Cabrela, a instalação de contentorização enterrada e o aumento de potência no posto de transformação e correções nas instalações de utilização e grupo gerador na ETAR do Magoito totalizando um investimento de mais de 4 milhões e 500 mil euros.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra considera que “os investimentos são feitos onde são necessários e esta freguesia é das que mais investimento tem tido pelos SMAS.”
“Estas intervenções, estes investimentos dão lugar a uma estratégia bem definida pelo Município, que assenta em investir em projetos que contribuam para uma constante melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos nossos munícipes”, salienta o autarca.

De futuro os SMAS de Sintra têm previsto um investimento de cerca de 12 milhões de euros com diversas empreitadas como a ETAR de Alvarinhos e Areias, ETAR do Sacário, Construção da rede de águas residuais domésticas e remodelação da rede de água de Codiceira, Fachada e Chilreira, Ribeira de Rio de Cões, Alfaquique, Catribana e Assafora.

Também está contemplada a reabilitação do reservatório da Terrugem, a remodelação e prolongamento de redes de água entre a Amoreira e Assafora e a remodelação da rede de abastecimento de água e construção da rede de águas residuais em Seixal, Arneiro da Arreganha, Moucheira e Pêro Leite.

Foi também apresentada uma síntese dos trabalhos já concluídos entre 2017 e 2022, nomeadamente a construção da ETAR de Almorquim e ETAR de Godigana, ampliação e remodelação da ETAR de Vila Verde, reabilitação da ETAR do Magoito, instalação de condutas e coletor em Cabrela e Godigana, remodelação das redes de abastecimento de água e águas residuais em Godigana e Carne Assada, reabilitação do reservatório da Amoreira e remodelação da conduta distribuidora e construção do subsistema de Barreira, São Miguel e Funchal.

Assim, as obras concluídas totalizaram um investimento de 5 milhões e 820 mil euros, as obras em curso pelo valor de 4 milhões e 562 mil euros e os investimentos futuros no valor de 11 milhões 982 mil euros totalizam 22 milhões 366 mil euros na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem.