Sintra renova apoio a projeto de integração de pessoas com doença mental

A Câmara Municipal de Sintra, o Hospital Amadora Sintra e a AESintra – Associação Empresarial de Sintra, dão continuidade ao projeto Sintra Integra – Integração Socioprofissional e na Comunidade de Pessoas com Doença Mental.

Esta decisão, aprovada em reunião de executivo, permite a continuidade deste projeto até 2025 dando seguimento ao acompanhamento de pessoas com doença mental e respetivas famílias.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, o trabalho deste executivo continuará “a caminhar sempre no sentido de uma comunidade mais integrada e inclusiva. Queremos que os nossos munícipes sintam que Sintra é um concelho de todos e para todos”.

O Sintra Integra, na vertente do apoio à Inclusão Socio Profissional de Pessoas com Doença Mental, tem como objetivo reforçar a autonomia e independência destes indivíduos, através da colocação dos mesmos em atividades profissionais ou socialmente úteis, incluindo voluntariado.

A realização desta iniciativa permite criar respostas não institucionalizadas que promovem a autonomia, autodeterminação e a realização pessoal, através da integração em contextos diversificados conforme as suas características singulares, preferências e interesses.