Sintra reforça apoios ao alojamento de emergência social

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, o protocolo de colaboração com a Casa de Sant’Ana para prestação de alojamento de emergência social, no valor de 12 mil euros.

Este apoio destina-se a mulheres, com ou sem filhos, em situação de violência doméstica e que deste modo podem ser temporariamente acolhidas pela instituição. O objetivo é proporcionar um ambiente familiar, seguro e de bem-estar, com acompanhamento no processo de autonomia e valorização pessoal, com vista à (re)integração social.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “esta foi uma das formas que encontrámos para dar resposta às vítimas de violência doméstica, um crime público que coloca estas pessoas em situação de perigo mas também de risco de emergência social".

As políticas sociais são uma das prioridades da autarquia, traduzindo-se em apoios dirigidos às populações mais vulneráveis, em parceria com entidades que atuem no campo da economia social.