Sintra reforça apoio às corporações de bombeiros do concelho com novos investimentos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a celebração de diversos protocolos de colaboração com corporações de bombeiros do concelho, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta na prevenção e combate a incêndios, bem como na proteção das populações e do território.

Os protocolos serão celebrados com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva – Cacém, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sintra. 

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “estes apoios são um sinal claro do nosso compromisso com a proteção civil e com todos aqueles que, diariamente, arriscam a vida para proteger o nosso território e as nossas comunidades. Reforçar os meios dos bombeiros é investir na segurança de todos”.

No âmbito destes apoios, a autarquia de Sintra irá investir 207 mil euros na Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva – Cacém, verba destinada à aquisição de um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios, que substituirá o veículo destruído no incêndio de 21 de julho de 2024, em Alcabideche, no concelho de Cascais, que provocou ferimentos em 11 operacionais e resultou na perda total da viatura.

Com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, serão celebrados dois protocolos: um para a cedência definitiva de uma viatura retroescavadora e outro para a execução de trabalhos de manutenção da Rede Viária Florestal nas áreas florestais da Freguesia de Colares. Esta rede, composta por estradas e caminhos, integra o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais e o Programa Sub-Regional de Ação da Área Metropolitana de Lisboa. A sua manutenção, incluindo o pavimento e a faixa de gestão, é essencial para o combate aos incêndios rurais, permitindo reduzir a área afetada, facilitar o acesso dos meios de combate, mitigar os efeitos do fogo e isolar potenciais focos de ignição.

Foi ainda aprovado o apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sintra para a realização de trabalhos de pintura do seu autotanque, garantindo a manutenção e operacionalidade deste meio essencial.

Estes apoios inserem-se na estratégia municipal de valorização da proteção civil e de promoção da segurança do território, com especial atenção às zonas de maior sensibilidade florestal, como a Serra de Sintra e áreas envolventes.

De forma breve, entre os apoios aprovados, destaca-se:

  • 207 mil euros atribuídos à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Agualva – Cacém, destinados à aquisição de um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI), que substituirá o veículo destruído no incêndio de 21 de julho de 2024, em Alcabideche (Cascais), que causou ferimentos em 11 operacionais e resultou na perda total da viatura.
  • Dois protocolos com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Almoçageme, que incluem:
    • A cedência definitiva de uma viatura retroescavadora;
    • A execução de trabalhos de manutenção da Rede Viária Florestal na Freguesia de Colares, essencial para o acesso dos meios de combate e para a mitigação dos efeitos dos incêndios rurais.
  • Apoio à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sintra para a pintura e manutenção do autotanque, garantindo a operacionalidade deste equipamento fundamental.
Image