Sintra reforça apoio a projetos do Programa Escolhas

A Câmara Municipal de Sintra aprovou o apoio financeiro de 90 mil euros para 6 associações do concelho, admitidas na 8.ª Geração do Programa Escolhas.

O Escolhas é um programa governamental destinado a todas as crianças e jovens, particularmente as provenientes de contextos de vulnerabilidade socioeconómica e tem como objetivos a promoção da integração social, a igualdade de oportunidades na educação e no emprego, o combate à discriminação social, a participação cívica e o reforço da coesão social.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, esta verba “vai permitir colmatar necessidades das nossas crianças e jovens que se encontrem em situações mais desfavorecidas, e é por isso que não podíamos virar as costas a estas associações e a estes projetos. Temos o dever de as apoiar e permitir que o seu futuro não é traçado pela condição social ou oportunidades que lhes possam faltar. A autarquia fará o que estiver ao seu alcance para permitir que os nossos jovens e crianças tenham acesso às mais diversas ferramentas para a construção de um futuro e sociedade cada vez melhor.”

O apoio será prestado a 6 Associações do Concelho de Sintra, são elas:

  • Associação CIAPA – Centro Aeroespacial, para os Projetos Inovação Social 4.0 E8G (Tapada das Mercês) e Inovar 3E E8G (Casal de Cambra);
  • Associação Luso Cabo-Verdiana de Sintra, para os Projetos KS Escolas E8G (Casal de São José) e Agir Mais E8G (Serra das Minas);
  • Associação Juvenil Ponte, para o Projeto Orienta.Te E8G (Fitares/Rinchoa);
  • Casa Seis – Associação para o Desenvolvimento Comunitário, para Replay E8G (Mira Sintra);
  • Olho Vivo – Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos, para os Projetos Meg@tivo E8G (Pêgo Longo/ Pendão) e Viv@Cidade E8G (Agualva-Cacém);
  • CRIAGENTE – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural, para o Projeto Raízes E8G (Monte Abraão).

Na 8.ª Geração do Programa Escolhas cerca de 15 % do valor do orçamento de cada projeto deverá ser assegurado pelo consórcio de parceiros - de que faz parte o Município de Sintra - sobre todos os Projetos Escolhas aprovados para o concelho.

Porém, pelas grandes dificuldades apresentadas pelas restantes entidades parceiras em garantir o apoio financeiro necessário ao funcionamento dos projetos e em corresponder a essa exigência, a Câmara Municipal de Sintra assumiu a responsabilidade financeira que cabe ao consórcio de entidades no orçamento de cada projeto Escolhas.

 

Image