Sintra reforça apoio a associações juvenis do concelho

A Câmara Municipal de Sintra vai apoiar doze associações juvenis e quatro grupos informais de jovens do concelho, com o montante de 131 mil euros, em resultado das candidaturas apresentadas ao Programa Iniciativa Jovem.

Esta atribuição financeira, aprovada em reunião de executivo, tem como o objetivo apoiar ideias e projetos dirigidos a jovens.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este investimento “insere-se na estratégia da autarquia de criar iniciativas que fortaleçam o ativismo e associativismo jovem, num estímulo ao envolvimento dos jovens na comunidade e ao incentivo à ação local e desenvolvimento do concelho”.

Neste sentido, foram validadas doze candidaturas apresentadas pelas Associações Guias de Portugal, Escoteiros de Portugal, Pangue D’Ami, da Juventude Adventista, Patamar Melódico Associação Juvenil, The One Zion, Unidigrazz, Copo Nacional de Escutas, Dínamo, Grow uP Gaming, Youth Coop e Unidos pela televisão.

Foi ainda aprovada a contribuição financeira a 4 grupos informais de jovens, integrados no plano de atividades das Associações The One Zion (Sintra Friendly), Dínamo (Claraboia, Residência Literária, Feira de Edições, Concertos e Decomposição), Pangue D’Ami (Kubata) e Narrativa Aleatória (CD de Música Jazz - instrumental).

O Programa Iniciativa Jovem Sintra aposta na concretização de uma política municipal inclusiva para os jovens, promovendo uma aproximação às associações juvenis, às associações de estudantes e aos grupos informais de jovens existentes, valorizando as suas experiências e a sua ação. Desde a sua criação, em 2020, já foram criadas 5 novas associações juvenis em Sintra.

Este programa integra a estratégia da autarquia que procura identificar e apoiar ideias e projetos de jovens, dirigidos a jovens, conhecendo as suas necessidades e interesses, assegurando a realização da política e objetivos municipais na área da juventude, designadamente no reforço ao associativismo e à autopromoção de grupos informais de jovens.