Sintra reforça a aposta na atividade desportiva no concelho

A Câmara Municipal de Sintra vai investir cerca de 738 mil euros no desenvolvimento desportivo no concelho e na cedência de instalações desportivas municipais.

Esta decisão, aprovada em reunião de executivo, determina a abertura de concurso público para a empreitada de construção de um campo de Rugby na Escola Visconde Juromenha, o acesso a instalações desportivas municipais à PSP – Divisão Policial de Sintra, e a celebração de dois contratos-programa de desenvolvimento desportivo para o ano de 2023.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, estes investimentos vão ao encontro da prioridade do executivo em “promover a prática desportiva enquanto ferramenta para o bem estar e desenvolver a oferta disponível no concelho”, sublinhando ainda que o apoio às forças de segurança “passa também por gestos como estes, possibilitando condições para a prática de exercício, que permite também um melhor desempenho nas suas funções quotidianas, não esquecendo a importância da prática desportiva nas diferentes vertentes do conceito de saúde e bem estar”.

A cedência gratuita dos espaços desportivos municipais à PSP -  Divisão Policial de Sintra, envolve a utilização da Piscina Municipal de Mira Sintra, do pavilhão desportivo do Complexo Desportivo Municipal João Carlos Cifuentes, da piscina e sala de exercício do Complexo Desportivo Municipal de Fitares, da sala de exercício do Pavilhão Desportivo Municipal de Casal de Cambra e do Pavilhão Municipal da Serra das Minas.

Também aprovado em reunião de executivo, e com o valor de 697 mil euros, a abertura do concurso público para a empreitada de construção de um campo de Rugby na Escola Visconde Juromenha, na Tapada das Mercês irá possibilitar o aproveitamento útil do espaço existente.

No que concerne aos contratos-programa agora aprovados, os mesmos serão celebrados entre o Município de Sintra e as Associações Distrital de Judo e de Basquetebol de Lisboa, para a atribuição de apoios financeiros no valor de 27 mil euros. Esta contribuição monetária visa a comparticipação nas despesas associadas aos custos de inscrição de atletas, licenças, seguro desportivo e fornecimento ou revalidação de cartões aos atletas filiados na modalidade e residentes no Concelho de Sintra.

Recorde-se que em dezembro do ano transato, a autarquia de Sintra já havia assinado contratos-programa de apoio financeiro aos clubes do concelho no valor de 629 mil euros.

A autarquia continua, também, a apoiar a prática desportiva através da cedência a título gracioso das instalações desportivas municipais para a época 2022/2023 aos clubes e associações desportivas, devidamente registados na autarquia, totalizando um valor de 453 mil euros, correspondente a mais de 33 mil horas de treino.