Sintra promove recolha de biorresíduos por todo o concelho

A Câmara Municipal de Sintra e os SMAS de Sintra apresentaram, esta sexta-feira, uma nova campanha de divulgação do sistema de recolha de biorresíduos, que visa sensibilizar para a importância da valorização dos restos alimentares.

A apresentação aconteceu na estação ferroviária de Sintra, e contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, e do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.

Para Basílio Horta, o desenvolvimento deste projeto “é de extrema importância pela sua contribuição em matéria ambiental, ao estar diretamente relacionado com o objetivo de reduzirmos a quantidade de resíduos enviados para o aterro". “Uma vez mais, é nossa prioridade continuar a melhorar a nossa pegada ecológica e contribuir à escala local para o abrandamento das alterações climáticas à escala global”, referiu o autarca.

Com a Linha de Sintra como cenário e com a Estação do Rossio como destino, a ação foi realizada a bordo de uma carruagem caracterizada com a imagem da campanha, numa iniciativa de proximidade junto dos munícipes, dando a conhecer o projeto e incentivar para a sua adesão.

Através de um pequeno gesto, os munícipes têm agora a oportunidade de contribuir ativamente para a sustentabilidade do ambiente, bastando para isso efetuarem a triagem dos resíduos alimentares para uns sacos verdes fornecidos pelos SMAS de Sintra após a adesão. Os resíduos alimentares, tanto crus como cozinhados, deverão ser colocados nesses sacos próprios e, depois de cheios e bem fechados, depositados nos contentores de resíduos indiferenciados. Quando estes chegam à Tratolixo são triados, através de um sistema de leitura ótica, e encaminhados para valorização: produção de energia ou de composto orgânico.

Recorde-se que o sistema de recolha de biorresíduos já se encontra implementado em todo o concelho desde outubro do ano passado e, desde janeiro, os SMAS de Sintra atribuem a quem aderir a este programa o desconto de 1 euro por mês no tarifário dos serviços de águas e resíduos para 2023.

Sintra afirma-se, assim, na linha da frente da recolha de biorresíduos, que correspondem a mais de 40% do total de resíduos produzidos. Este projeto passa então a ter 385 mil potenciais aderentes a contribuir para um futuro mais sustentável.

Para aderir ao sistema, os munícipes apenas necessitam de preencher um formulário disponível no site dos SMAS de Sintra AQUI.