Sintra recebeu peregrinação dos símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude

O Município de Sintra recebeu, esta quinta-feira, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

Estes dois símbolos oficiais que acompanham e representam a Jornada Mundial da Juventude, que se realizam em agosto, em Lisboa, têm percorrido todas as dioceses do país e visitaram esta quinta-feira Sintra.

Pelas 15h15, a Câmara Municipal de Sintra recebeu a peregrinação dos símbolos, nos Paços do Concelho, pelo presidente da autarquia, Basílio Horta, que referiu que “é com grande gosto e emoção que a Câmara de Sintra vos recebe e a estes símbolos. O município tem dado todo o apoio necessário e é um apoio sincero. Esta Jornada vai ser um grande momento de partilha e de espírito da esperança”.

D. Joaquim Mendes, Bispo auxiliar de Lisboa, falou sobre os símbolos da peregrinação que já percorreram mais de 90 países do mundo e "espera que com eles a mensagem de amor, fraternidade e esperança chegue a todos.”

Este momento foi também marcado por um concerto pelo Sintra Estúdio de Ópera que interpretou a música “Há Pressa no Ar”, hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

A peregrinação dos símbolos oficiais começou com uma missa no Largo da Igreja de Mira-Sintra, pelas 9h00 e seguiu durante a manhã, uma visita à Casa de Saúde do Telhal e à Casa das Irmãs Clarissas, entre outros.

Esta peregrinação que percorreu diversas igrejas e paróquias das freguesias do concelho de Sintra e terminou pelas 20h00 no Cabo da Roca.

A Cruz peregrina conta com 3,8 metros de altura e foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países. Tem sido encarada como um verdadeiro sinal de fé. A Cruz tem-se afirmado como um sinal de esperança em locais particularmente sensíveis.

Desde 2003 que a Cruz peregrina conta com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália.

Durante todo o mês de julho, os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude irão estar em peregrinação pelas vigarias da diocese de Lisboa.