Sintra recebeu o Congresso de Alimentação e Autarquias

O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu o VIII Congresso de Alimentação e Autarquias, nos dias 24 e 25 de novembro.

O evento promovido pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, teve como o tema central a "Alimentação: Respostas das Autarquias aos desafios societais"  e trouxe a debate estratégias municipais para lidar com a situação de crise do contexto atual, permitindo olhar para a alimentação como um meio de promoção da saúde e bem-estar da população.

Ao longo de dois dias, os participantes assistiram a diversos debates e conferências ao redor da alimentação e dos desafios, competências e as boas práticas das autarquias enquanto contributo para o desenvolvimento de uma alimentação saudável.

O Congresso de Alimentação e Autarquias tem vindo a tornar-se o lugar de eleição para que as diferentes autarquias conheçam e apresentem os seus projetos e contactem com as melhores boas práticas do setor. Este ano o encontro contou com a participação das autarquias de Resende, Amarante, Vila Nova de Gaia, Porto, Figueira de Castelo Rodrigo, Benavente, Braga, Cascais e a autarquia anfitriã, Sintra.

O programa contou com uma conferência inaugural sobre Alimentação – Respostas das Autarquias aos desafios societais, onde a mesa redonda foi composta integralmente pelo município de Sintra. O primeiro dia viu ainda debatidas Novas Competências das autarquias: respostas sociais, educação e saúde, e as diversas Parcerias e Sinergias com autarquias entre as quais empresas alimentares, Universidade Lisboa e Porto.

No segundo dia dos trabalhos, dedicado às boas práticas das autarquias em matéria de alimentação, houve destaque para o projeto “Good food, good loop”, promovido pelas Câmaras de Sintra e Figueira de Castelo Rodrigo. Este projeto que promove o combate ao desperdício alimentar em contexto escolar, é desenvolvido em Sintra, numa parceria da autarquia com o SMAS Sintra e o Agrupamento de Escola D. Carlos I.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra promove, desde 2017, o projeto Sintra Cresce Saudável que envolve a comunidade escolar na promoção de estilos de vida saudáveis em escolas do 1º ciclo do ensino básico. Este projeto municipal capacita as comunidades escolares na área da promoção da saúde, combinando estratégias educacionais com práticas sustentáveis e ambientais, alimentação saudável e atividade física.