Sintra promove a recuperação do Pelourinho da Vila

A Câmara Municipal de Sintra está a recuperar o Pelourinho da Vila e a requalificar o Largo Gregório de Almeida (Largo Pelourinho).

O Pelourinho da Vila está a ser requalificado pela Câmara Municipal de Sintra e pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra. Os trabalhos são de natureza conservativa e passam pela limpeza de colonizações biológicas, pela remoção de “crostas negras” provocadas por agentes poluidores e pela remoção de cimentos e de argamassas envelhecidas (que resultam de intervenções anteriores) substituindo-os por argamassas tradicionais.

A intervenção passa também pela consolidação de alguns componentes fraturados e pela reprodução dos 3 elementos metálicos em falta. Os elementos metálicos presentes serão objeto de uma limpeza conservativa, seguindo-se a aplicação de um inibidor de corrosão e de cera protetora microcristalina.

O pináculo do pelourinho, por se encontrar destacado da coluna, foi removido e transportado para as oficinas da Escola do Património, onde será recuperado e em breve será devolvido à coluna, devidamente restaurado, com a reintegração de todos os seus elementos metálicos.

Está também em curso a requalificação do Largo, pretendendo-se criar uma pequena praça para estadia e contemplação, destacando o Pelourinho como elemento principal, e dotar o espaço de revestimento em pedra calçada tradicional portuguesa incluindo ainda a criação de canteiros de enquadramento.

O atual Pelourinho da Vila, foi mandado erigir em 1940, por deliberação da Câmara Municipal de Sintra, que contratou o escultor José da Fonseca, que optou por realizar uma obra revivalista, de clara inspiração manuelina, procurando recuperar o elemento estilístico presente no pelourinho outrora ali existente, desmantelado na segunda metade do séc. XIX.