Sintra mantém sustentabilidade territorial acima da média nacional

O Relatório do Índice de Sustentabilidade Municipal de Sintra 2022 foi apresentado esta quinta-feira, revelando que Sintra mantém-se acima da média de Portugal com 67,8%.

Apresentado pela Universidade Católica Portuguesa, através do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião – Local, este documento tem por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, 66 metas e 133 indicadores, que definem as prioridades no que concerne ao desenvolvimento sustentável global da Agenda 2030.

O relatório expressa ainda a análise dos indicadores globais com aplicabilidade à realidade local, mantendo a coerência e alinhamento entre os vários níveis de análise (global, nacional e local), o que permite ao município ter uma visão global do seu posicionamento em relação ao seu contexto, e permite uma primeira análise dos impactos positivos e negativos das características do território.

Sintra, em 2022, continua a manter-se acima da média de Portugal, com 67,8 %, mesmo após a travessia de um período atípico e difícil como a pandemia. Este fator veio interromper o crescimento verificado nos últimos anos, situação transversal a nível mundial. Ainda assim, e com base na forte evolução do indicador Saúde de Qualidade o estudo conclui que Sintra, dentro das adversidades trazidas pela pandemia, conseguiu dar resposta neste campo.

Como sublinhado pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “estes resultados são fruto do trabalho desenvolvido não só pela autarquia, mas também por quem vive, trabalha e visita o nosso concelho, num esforço conjunto”, reforçando ainda que “acompanhar de perto a evolução da nossa realidade, é o caminho a seguir para construir um planeta cada vez mais sustentável, a pensar no presente e no futuro”.

No que respeita aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Sintra distingue-se pela positiva em comparação com os resultados de Portugal nos seguintes temas:

• Água Potável e Saneamento;
  • Indústria, Inovação e Infraestruturas;
  • Proteção da Vida Terrestre.

De salientar também os ODS que em Sintra, têm destaque pela sua evolução:

• Água Potável e Saneamento;
  • Energias Renováveis e Acessíveis;
  • Ação Climática;
  • Proteção da Vida Terrestre.

O Índice de Sustentabilidade Municipal é uma importante ferramenta, com dois eixos centrais de atuação que são capacitar para autonomizar e medir para conhecer. O relatório alia indicadores de diferentes domínios, atribuindo a cada indicador um valor que representa a evolução do cumprimento das metas nacionais e internacionais.