Sintra investe na requalificação e transição energética de Complexo Desportivo

A Câmara Municipal de Sintra vai investir 470 mil euros na requalificação e transição energética do Complexo Desportivo Municipal de Monte Abraão.

As empreitadas adjudicadas, aprovadas em reunião de executivo, têm em vista a recuperação e conservação deste equipamento desportivo e a transição energética da central térmica.

Este investimento é para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, de “extrema importância por duas razões”, referindo que “primeiro requalifica-se um espaço onde se promove a qualidade de vida através da prática do desporto. Depois, investe-se na sustentabilidade e no ambiente, vertentes importantes para o bem-estar dos nossos munícipes e para o futuro de Sintra”.

Com prazo de execução de 6 meses, os trabalhos de recuperação e conservação no complexo visam a reabilitação da cobertura do pavilhão desportivo, com vista a garantir a estanquidade e a salubridade do mesmo; a construção de uma guarda na zona das bancadas, de modo a garantir a segurança dos visitantes; a realização de obras de conservação das fachadas, através da pintura e substituição de caixilharia; e obras de conservação no cais da piscina, com a colocação de um novo pavimento, beneficiação da drenagem pluvial e a contenção periférica de terras.

Por sua vez, a empreitada de transição energética da central térmica tem um prazo de concretização de 4 meses e irá permitir uma redução significativa das emissões de carbono, da dependência energética nacional e, consequentemente, a diminuição significativa da pegada ecológica.

As intervenções passam pela construção de uma central térmica a biomassa, promovendo assim a transição energética dos combustíveis fosseis (gás natural), para uma energia de carbono nulo, indo ao encontro de uma economia circular e da valorização dos resíduos endógenos.