Sintra investe na reabilitação urbana

A Câmara Municipal de Sintra, liderada por Marco Almeida, aprovou a abertura de candidaturas ao programa Reaviva, com uma dotação de 390 mil euros, permitindo o apoio a fundo perdido de obras de reabilitação em prédios urbanos, com mais de 30 anos.

Este programa é dirigido aos edifícios integrados nas Áreas de Reabilitação Urbana do município. As intervenções apoiadas têm como objetivo promover a conservação, alteração, manutenção e restauro das partes comuns e exteriores de prédios urbanos, através da concessão de subsídios não reembolsáveis, complementando o autofinanciamento dos beneficiários.

As obras realizadas nos imóveis ao abrigo do Reaviva Sintra devem respeitar a imagem arquitetónica do edificado, recuperando elementos históricos em vez de os substituir, integrando materiais com composição igual ou semelhante aos usados originalmente.

Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Sintra, sublinhou que o “Programa Reaviva Sintra é um passo fundamental para a preservação do património de Sintra e para a melhoria da qualidade de vida dos Sintrenses, garantindo que as próximas gerações possam viver e conviver em espaços que respeitam a identidade e a história do concelho.”

Desde o início do programa foram aprovadas 195 candidaturas, abrangendo 2928 frações habitacionais, o que totaliza uma comparticipação municipal superior a 2 milhões de euros.

Ao apoiar a reabilitação de edifícios e a modernização das infraestruturas, a Câmara Municipal de Sintra reforça o compromisso com o futuro de Sintra, contribuindo para a valorização dos bairros e do concelho.

Image