
Sintra investe em requalificação urbana com projetos de mais de 2 milhões de euros
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a abertura de dois concursos públicos para a adjudicação de empreitadas de requalificação urbana, num investimento total de 2 milhões e 603 mil euros.
Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “as empreitadas, agora alvo de concurso público, são cruciais para assegurar melhores condições de mobilidade e acessibilidade para todos os cidadãos que vivem, visitam ou trabalham no município”.
A requalificação da Rua Cidade de São Salvador e áreas adjacentes, na União das Freguesias de Cacém e São Marcos, representa um investimento de 981 mil e 768 euros e irá abranger uma área aproximada de 11.000 m². Esta intervenção insere-se na Área de Reabilitação Urbana de Agualva/Cacém e compreende também as bolsas de estacionamento adjacentes.
A intervenção tem como objetivo melhorar a circulação viária e pedonal, introduzir vegetação arbórea, melhorar as condições de atravessamento, promover ligações a edifícios habitacionais, empresariais e comerciais, e reorganizar as áreas de estacionamento.
Por sua vez, a requalificação da Praceta Ferreira de Castro e áreas envolventes, em Monte Abraão, na União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão, representa um investimento de 1 milhão e 622 mil euros e abrange uma área de intervenção aproximada de 25.065 m².
Esta intervenção está inserida na Área de Reabilitação Urbana de Massamá/Monte Abraão.
Este projeto de requalificação tem como objetivo melhorar percursos pedonais, espaços verdes e de lazer, e renovar infraestruturas, incluindo a iluminação.
Estas intervenções têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dos munícipes, criando espaços mais funcionais para todos.
Recorde-se que, em 2024, a Câmara Municipal de Sintra investiu 63 milhões de euros na execução de obras públicas.