Sintra investe em habitação jovem

A Câmara Municipal de Sintra deu mais um passo com vista à reabilitação dos edifícios municipais situados nas Escadinhas do Hospital e Calçada do Rio do Porto, num investimento de 1 milhão 317 mil euros.

A empreitada visa reabilitar 2 edifícios de construção dos finais do séc. XIX localizados nas Escadinhas do Hospital e na Calçada do Rio do Porto, na União de Freguesias de Sintra, que se encontram em avançado estado de degradação com uma área de construção de 1.176,6 m2 e alteração de 7 para 11 fogos habitacionais.

Basílio Horta, presidente da autarquia, considera “este projeto de recuperação e reabilitação destes edifícios é muito importante, pois vai permitir atrair os jovens para o concelho, é uma aposta nos jovens para os manter em Sintra, é uma aposta no futuro, pois o conceito desta reabilitação é o de utilização por jovens.”

Com esta intervenção pretende-se respeitar e preservar as características do edificado e a coerência urbanística do conjunto, conferindo ao mesmo tempo ao edifício um nível superior de habitabilidade, conforto e segurança.

Os trabalhos da empreitada contemplam entre outros, trabalhos de demolições estruturais, reforço estrutural das paredes envolventes, revestimentos de tetos e paredes com reboco, revestimentos cerâmicos em paredes e pavimentos, execução de novos pavimentos e de nova estrutura de suporte da cobertura, manutenção das fachadas, vãos, cantarias, guardas, recuperação do desenho das caixilharias e portadas, reconstrução das coberturas e pinturas.

Os trabalhos terão o acompanhamento de uma equipa de Arqueologia nas fases de demolição e escavação.

A empreitada está inserida na zona Especial de Proteção da Paisagem Cultural de Sintra, zona Especial de Proteção do Palácio Nacional de Sintra e Área de Reabilitação Urbana do Centro Histórico de Sintra.