Sintra apoia participação no Festival Young Euro Classic

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de câmara, o apoio financeiro à Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Musical, de modo a garantir a participação de um jovem do concelho no Festival Young Euro Classic, em Berlim, pela Jovem Orquestra Portuguesa.

A orquestra irá atuar no Festival no dia 2 de agosto, com 60 jovens de todo o país, incluindo o jovem sintrense, violinista e munícipe sintrense. O apoio prestado pelo Município de Sintra irá incidir na deslocação do jovem, reduzindo assim os custos totais inerentes a esta participação.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, sublinhou que este apoio “é merecido pela resiliência e mérito deste jovem em ser qualificado para um evento tão importante”, referindo ainda que “a autarquia está ao lado dos nossos jovens. É com orgulho que sabemos que o nome de Sintra será levado além-fronteiras”.

O Festival Young Euro Classic é um dos eventos mais importantes do mundo para jovens orquestras internacionais e para a tradição da música clássica europeia e seu desenvolvimento, onde orquestras de todo o mundo atuam durante 2 semanas e meia.

A Jovem Orquestra Portuguesa é uma iniciativa da Orquestra de Câmara Portuguesa, que pretende criar e manter em funcionamento uma orquestra juvenil, dedicada a estudantes de música provenientes de todo o território nacional e que, desde 2015, participam no Festival Young Euro Classic.

A Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Municipal é uma IPSS cuja missão passa por uma visão estratégica de cidadania ativa, pela inclusão de valorização artística e social, por tornar a arte e a música indispensáveis na sociedade, e servir de plataforma de lançamento para novos talentos nacionais.