Sintra investe 2 milhões de euros nas ETAR da Cavaleira e Azóia

O Município de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a abertura de concursos públicos para as empreitadas de ampliação e remodelação da rede de águas residuais domésticas das ETAR da Cavaleira e Azóia pelo valor de 2 milhões e 800 mil euros.

O valor de investimento para a beneficiação da ETAR da Cavaleira, na freguesia de Algueirão – Mem Martins, é de 1 milhão e 700 mil euros enquanto a empreitada para a ampliação e remodelação da ETAR da Azóia, na freguesia de Colares, corresponde a um investimento de 1 milhão e 100 mil euros.

A ETAR da Cavaleira entrou em funcionamento no ano 2000 e está dimensionada para uma população de 9000 habitantes e o projeto desenvolvido é sobretudo de reabilitação, procurando com esta intervenção prolongar o seu tempo de vida útil e dotar a infraestrutura de soluções que lhe permitam responder às atuais necessidades.

As empreitadas vão permitir a implementação de uma solução de tratamento constituída por uma primeira etapa de pré-tratamento que vai beneficiar da instalação de equipamentos mais atuais, com o objetivo de otimizar a eficiência como complemento do tratamento biológico.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “os SMAS estão a desenvolver um conjunto de investimentos de renovação das infraestruturas mais antigas, ao nível do abastecimento de água e do saneamento e esta é uma intervenção muito importante pois dará resposta às necessidades da população local e, em particular, no caso da ETAR da Cavaleira, ao futuro Hospital de Proximidade de Sintra”.

A empreitada para a ampliação e remodelação da ETAR da Azóia permite aumentar a longevidade da ETAR, em funcionamento desde 1994, que serve cerca de 500 habitantes, dotando-a de soluções que reforçam a sua eficiência ambiental e energética e ainda dotar esta estação de tratamento de um sistema fiável de medição de caudais que é largamente ultrapassado nas atuais condições de afluência.

Os trabalhos contemplam, entre outros, a construção de nova entrada, bem como um conjunto de tanques concêntricos, incluindo um canal de oxidação e decantador secundário que permitirá o aumento do caudal médio diário.

Basílio Horta salienta que “a autarquia tem vindo, desde o primeiro mandato, a desenvolver um conjunto de investimentos no que se refere ao saneamento e remodelações da rede de água, e este investimento é mais um passo para o bem estar da população, seja para 500 habitantes ou para 9000”.

Nesta reunião do executivo foi ainda aprovada a abertura de concurso público no valor de 165 mil euros para aquisição de materiais para ramais de água.