Sintra integra a Estratégia de Desenvolvimento Local Costeira 2023-2027

A Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) das zonas costeiras dos concelhos de Cascais, Mafra e Sintra para o período de 2023-2027, foi apresentada em Cascais e conta com um financiamento de 3,1 milhões de euros.

A Estratégia de Desenvolvimento Local Costeira 2023-2027 contou com a colaboração de diversas entidades públicas e privadas, lideradas pela A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, a qual Sintra integra e assume a presidência.

Esta estratégia, financiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas e Programa Mar2020, tem como principais objetivos a dinamização da economia local, a melhoria da qualidade de vida das populações das zonas costeiras e o aumento do conhecimento sobre o oceano e a orla Costeira.

Sintra vê agora as suas freguesias costeiras abrangidas pela estratégia de desenvolvimento local a par com novas freguesias costeiras de Cascais e Mafra, garantindo assim maior coerência territorial.

Desta forma o GAL A2S Costeiro (Gabinete de Ação local) procede à execução da estratégia de desenvolvimento local considerando as legitimas expectativas dos intervenientes, dando continuidade a projetos de igual índole desenvolvidos na anterior estratégia como a valorização de infraestruturas de apoio à pesca e à comercialização de pescado, do turismo, do património marítimo, dos produtos locais e ativos estratégicos.