Sintra inicia construção do Jardim Romântico no Vale da Raposa

A Câmara Municipal de Sintra iniciou esta segunda feira, dia 16 de novembro, a construção do Jardim Romântico de Sintra. O início da empreitada fica também marcado pela assinatura do auto de consignação no valor de 588 mil euros.

A Empreitada de Estabilização e Consolidação do Vale da Raposa dará lugar ao Jardim Romântico de Sintra e será realizada em três etapas.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, a criação do Jardim Romântico de Sintra “vai gerar uma nova área de lazer e contemplação para os nossos munícipes e visitantes, e um novo espaço no panorama cultural e paisagístico de Sintra, Paisagem Cultural da Humanidade”.

“Queremos que seja atrativo viver Sintra, aumentando a oferta de espaços verdes e de lazer que contribuam para uma significativa melhoria da qualidade de vida de quem vive e trabalha em Sintra” referiu o autarca.

A primeira fase, que agora se inicia, terá um prazo de execução de oito meses e os seus trabalhos centram-se essencialmente ao nível das infraestruturas, com o objetivo de criar condições de segurança e acessibilidade ao futuro jardim, através da estabilização das estruturas, recuperação dos caminhos e da criação de uma rede de esgotos domésticos e pluviais.

Os trabalhos de desmonte, remoção e desmatação serão realizados de modo criterioso com vista a possibilitar a aplicação futura dos materiais a manter e a valorizar, estruturas existentes de que fazem parte: o caminho principal, os muros de suporte, os muros e muretes, as escadas, os diversos tanques, o poço, a cisterna (mina subterrânea), as caleiras (sistema interno e externo), o anexo sob a Correnteza, as espécies vegetais, entre outros.