Sintra distinguida com prémio por boas práticas locais de promoção da resiliência

A Câmara Municipal de Sintra recebeu uma atribuição honrosa no âmbito do Prémio de Reconhecimento de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, pelo projeto "Sintra, um lugar que é nosso! A sua proteção é uma responsabilidade de todos”, esta quinta-feira, em Matosinhos.

Este prémio, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem como principal objetivo reconhecer freguesias, municípios e entidades intermunicipais como entidades promotoras de comunidades mais resilientes. Um dos pilares assenta sobre a capacitação dos mais vulneráveis, principalmente no que concerne a situações de acidentes graves ou catástrofes.

Basílio Horta, presidente da autarquia, salientou que “fenómenos climatéricos extremos são cada vez mais frequentes e com maior impacto no território e indicam a necessidade de atuação da administração local em medidas capazes de dotar de maior resiliência as comunidades com estratégias de adaptação às catástrofes e às alterações climáticas”.

A cerimónia teve lugar em paralelo com a realização do Fórum Europeu para Redução do Risco de Catástrofes, iniciativa do Gabinete Europeu para a redução do risco de catástrofes das Nações Unidas em parceria com o Governo de Portugal (através da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil).

Este fórum reuniu um total de 55 países, bem como parceiros da Europa e da Ásia Central, para o debate sobre a redução do risco de catástrofes e resposta aos impactos crescentes das alterações climáticas.