Sintra dá continuidade a programa de apoio à família

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, dar continuidade ao programa “À Descoberta dos Tempos Livres” na componente de Apoio à Família.

O programa “À Descoberta dos Tempos Livres” pretende proporcionar às crianças um conjunto de atividades lúdicas e educativas, garantindo também uma resposta social às famílias, através do fornecimento de refeições e o prolongamento de horário dos estabelecimentos escolares. Esta resposta materializa-se através de acordos de cooperação entre a autarquia e os agrupamentos de escolas do concelho, indo ao encontro das necessidades das famílias.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, recorda que "o executivo assume com seriedade a responsabilidade de articulação institucional necessária à expansão e ao desenvolvimento da rede do pré-escolar, acrescentando que as necessidades das famílias e o bem-estar das crianças, são a base deste apoio".

Para além da continuidade do programa “À Descoberta dos Tempos Livres”, foi também revisto o cálculo de atribuição do escalão desta resposta, passando a estar indexado ao posicionamento do agregado familiar nos escalões de abono de família, o que proporcionará um benefício direto para muitas famílias, que viram reduzido o valor da sua comparticipação mensal.

Os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar de rede pública promovem uma oferta educativa importante para as crianças, sendo um espaço de extrema importância para o seu desenvolvimento.