Sintra cria Fundo de Apoio ao Pagamento de Propinas

A Câmara Municipal de Sintra criou um Fundo de Apoio ao Pagamento de Propinas destinado ao pagamento de propinas decorrente da frequência do ensino superior por parte de alunos pertencentes a agregados familiares com residência no Município de Sintra, dotado de um milhão de euros.

O apoio concretiza-se por referência às propinas respeitantes ao ano letivo de 2020/2021, no montante máximo de 697 euros por aluno e perante o comprovativo do respetivo pagamento, total ou parcial.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “a educação e a formação são um relevante fator de desenvolvimento das populações, constituindo mesmo o mais eficaz “elevador social”, na medida em que a preparação académica e competencial veiculam uma efetiva inserção no mercado de trabalho e, por acréscimo, na sociedade a que pertencemos”.

Este fundo surge no decorrer das dificuldades que a pandemia de Covid-19 veio impor às famílias para a frequência do ensino superior, ante a significativa diminuição do rendimento familiar e a significativa expressão financeira das respetivas propinas, situação que urge acautelar, evitando-se o abandono dos estudos para centenas de munícipes estimulando-se, no mesmo passo, o desenvolvimento social e cultural de Sintra.

As candidaturas decorrem até 31 de maio, mediante condições de atribuição.

O formulário de candidatura pode ser preenchido no website da autarquia ou nos Gabinetes de Apoio ao Munícipe, neste caso mediante marcação prévia.

Leia o despacho.