Sintra continua a investir na requalificação de escolas

A Câmara Municipal de Sintra vai investir cerca de 3 milhões e 870 mil euros em escolas do concelho, melhorando as condições dos estabelecimentos de ensino para toda a comunidade escolar.

Em reunião de executivo, a autarquia aprovou a abertura de 2 concursos públicos, no valor global de 1 milhão e 900 mil euros, referentes às Empreitadas de Requalificação de Logradouros para as escolas EB 1 e EB 2, 3. Adicionalmente, foram ainda adjudicadas 2 empreitadas com vista à conservação e beneficiação de escolas EB 2,3 e uma empreitada para arranjos exteriores de escolas EB 1, num investimento de 1 milhão e 970 mil euros.

"O setor da educação é uma das prioridades que o município estabeleceu e, por isso, vamos continuar a investir nas nossas escolas para conseguir proporcionar as melhores condições aos nossos alunos.”, referiu o presidente da autarquia, Basílio Horta.

O concurso público referente às escolas EB 1 tem como alvo de intervenção as escolas EB 1 Casal da Cavaleira, D. Carlos I e Fitares. Por sua vez, o concurso público para as escolas EB 2,3 incide sobre as escolas EB 2,3 D. Carlos I, Escultor Francisco dos Santos, Dr. Rui Grácio, D. Fernando II, Padre Alberto Neto e Ruy Belo.

Estas intervenções visam dar lugar à reabilitação, valorização e modernização dos logradouros escolares, melhorando as suas condições de segurança e usufruto, assim como, sempre que possível, dotá-los de condições para a prática de desporto escolar, garantindo as boas condições de funcionamento das escolas.

A empreitada de conservação e beneficiação de escolas EB 2,3, vão incidir sobre as escolas EB 2,3 Dr. Rui Grácio, D. Domingos Jardo, António Sérgio, Mestre Domingos Saraiva, Alto dos Moinhos, D. Carlos I, Maria Alberta Menéres, D. Pedro IV, Professor Egas Moniz, D. Fernando II, Colares, Alfredo da Silva, Agostinho da Silva, Galopim de Carvalho e Ruy Belo.

Os trabalhos de conservação e beneficiação visam garantir as boas condições de funcionamento e conforto dos estabelecimentos de ensino mencionados. Para o efeito está previsto a reabilitação do interior dos blocos, incluindo trabalhos de reabilitação de tetos, paredes, pavimentos, vãos e instalações sanitárias, bem como a beneficiação da cobertura, entre outros trabalhos mais específicos.

Serão ainda alvo de intervenção de arranjos exteriores as escolas EB 1 Almargem do Bispo, EB Aruil e EB Sabugo e Vale de Lobos, que visam melhorar as condições de drenagem, substituição de pavimentos por outros mais adequados, instalação de equipamentos lúdicos compatíveis com a estrutura etária dos usuários e mobiliário urbano adequado, a criação de campo de jogos e zonas de sombra.

Recorde-se, que em 2018 foi apresentado o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra que prevê a intervenção em 98 estabelecimentos de ensino, compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros dos quais 3 250 milhões de fundos comunitários.