Câmara de Sintra e o Hospital Fernando Fonseca criam parceria para promoção da Saúde

A Câmara Municipal de Sintra e o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca vão lançar uma parceria que tem como objetivo disponibilizar informação sobre temas relacionados com a saúde.

O Hospital Fernando Fonseca vai disponibilizar conteúdos informativos sobre matérias relacionadas com a promoção da saúde, a prevenção e o tratamento da doença. O objetivo é contribuir para aumentar a literacia da população em saúde, ou seja, possibilitar aos cidadãos ganharem acesso a compreenderem e a usarem informação de formas que promovam e mantenham boa saúde.

Por sua vez, a Câmara Municipal de Sintra disponibilizará essa informação aos munícipes através dos seus diversos canais de comunicação. Efetivamente, a autarquia tem a preocupação de disponibilizar informação atualizada e relevante aos cidadãos, dispondo para o efeito de um conjunto de suportes, como a sua página na internet, redes sociais e newsletter.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, destaca “a importância que esta autarquia tem dado à área da saúde, seja através da construção de diversos equipamentos ao nível dos cuidados de saúde primários, seja ao nível do apoio dado ao hospital através de apoios diversos na concretização de projetos”. Nesse sentido, “abraçámos com entusiasmo esta parceria, pois temos a certeza que é mais uma forma de valorizar esta área tão importante na vida de todos nós como é a área da saúde.”

Para Marco Ferreira, presidente do Conselho de Administração do hospital, “a parceria que vai ser desenvolvida com a Câmara Municipal de Sintra é um projeto muito importante para que ambas as instituições possam ter uma presença mais relevante na vida dos cidadãos”. Para o gestor hospitalar, que é também médico, “o papel dos profissionais de saúde não se esgota no atendimento no serviço de urgência, nas consultas de especialidade ou nos tratamentos, pois somos detentores de um conjunto de conhecimentos que podem e devem ser passados às populações, contribuindo com isso para que vivam melhor”.

Assim, em publicações futuras poderá encontrar nos diversos canais de comunicação da autarquia diversos temas ligados à promoção da saúde, sendo que o primeiro estará relacionado com uma temática muito atual: a existência de uma consulta “pós-COVID” no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca. Além de poder ficar a conhecer os principais sinais e sintomas de um fenómeno ainda recente - a chamada síndrome “pós-COVID” – e saber como aceder a esta consulta.