Sintra continua a investir na reabilitação de escolas no concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a abertura de concurso público e adjudicação de empreitadas para a reabilitação de equipamentos escolares, num investimento superior a 1 milhão e 390 mil euros.

As empreitadas a serem alvo de adjudicação referem-se à conservação e beneficiação de escolas EB 2, 3 – Fase 1, de arranjos exteriores e de beneficiação de cozinhas, enquanto que a abertura do concurso público diz respeito à requalificação de logradouros escolares – Fase IV.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, este investimento é “a concretização de uma estratégia elaborada por nós, que coloca a educação no topo das nossas prioridades”, sublinhando que “não podíamos conviver com escolas obsoletas, sem o mínimo de condições favoráveis a uma educação digna. Queremos devolver dignidade a quem aprende e a quem ensina”.

A abertura de concurso público para a requalificação de logradouros escolares – Fase IV, tem como alvo de intervenção as escolas EB 1 de S. João das Lampas, S. Marcos 1, S. Pedro de Sintra e Jardim de Infância da N. Senhora da Anunciação, pelo valor de 494 mil e 600 euros.

As intervenções visam dar lugar à reabilitação, valorização e modernização dos logradouros escolares, com o objetivo de melhorar as suas condições de segurança e usufruto, assim como, sempre que possível, dotá-los de condições para a prática de desporto escolar, garantindo as boas condições de funcionamento das escolas.

No valor de 396 mil euros, a empreitada adjudicada alusiva à conservação e beneficiação – Fase I irá incidir sobre as escolas EB 2, 3. Esta requalificação visa garantir as boas condições de atividade dos estabelecimentos de ensino, através da melhoria do estado de conservação interior, incidindo sobretudo nas pinturas, revestimentos interiores e reposição do funcionamento das instalações sanitárias.

Foi também adjudicada a empreitada de arranjos exteriores para as escolas EB de Colaride, Monte Abraão 2 e Pêgo Longo, pelo montante de 249 mil e 600 euros.

Estas intervenção têm como objetivo inverter a trajetória de décadas sem conservação de forma a garantir boas condições de funcionamento, devolver aos edifícios as suas características originais, garantido a estanquidade e as condições de conforto dos mesmos.

Por fim, foi aprovada a adjudicação da empreitada de beneficiação de cozinhas em escolas EB1, pelo montante de 250 mil euros. Os trabalhos destinam-se à reabilitação das cozinhas escolares, dotando-as com melhores condições para a preparação de refeições e, desta forma, harmonizando-as com as normas sanitárias em vigor.