Sintra considerada 'Silicon Valley' da integração dos migrantes

Pedro Calado, Alto-comissário para as Migrações, considerou esta sexta-feira, durante o Congresso da Solidariedade – Respostas Sociais, o município de Sintra um exemplo de integração dos migrantes.

O Alto-comissário para as Migrações começou por afirmar que "Sintra é o local que pensamos, quando pensamos em boas práticas e boas políticas de acolhimento e integração de migrantes".

“Sintra é o 'Silicon Valley' da integração dos migrantes: está cá tudo. Em 2014 aderiram à rede municípios amigos do imigrante, aplicaram logo nesse ano o índice dos municípios amigos dos imigrantes, em 2015 foi um dos municípios pioneiros na implementação dos Planos Municipais para a integração dos migrantes e que agora está a ser renovado até 2020 que nós temos o grato prazer de co-financiar”, frisou Pedro Calado.

“Gostava de realçar sobretudo a qualidade deste município enquanto implementador de boas práticas de políticas públicas nesta área de intervenção promovendo efetivamente uma integração de proximidade que facilita as informações, o apoio necessário em todo o processo de acolhimento e integração.”

Este congresso, que debateu as respostas sociais e políticas de solidariedade junto da população e das instituições públicas e privadas, contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva e do presidente do Conselho Económico e Social, António Correia de Campos.