Sintra avança com requalificação da Praça das Magnólias em Rio de Mouro

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a abertura de concurso público para a requalificação paisagística e extensão da Praça das Magnólias na freguesia de Rio de Mouro, entre a Rua Escuteiros de Portugal e a Rua Sacadura Cabral, num investimento de 435 mil euros.

O projeto da Praça das Magnólias surge no decorrer da requalificação da Ribeira da Laje e é fruto de uma visão de coerência territorial que importa implementar. O projeto tem como área de intervenção a área circunscrita entre edifícios das ruas Sacadura Cabral e João Villaret, de valor paisagístico, com necessidades de intervenção no que concerne à ocupação indevida de espaço público e estacionamento abusivo, situações que importa gerir e repor para usufruto da comunidade em condições de salubridade, conforto e segurança.

O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinha que “melhorar e aumentar a qualidade de vida é um dos objetivos deste novo espaço, permitindo que todos que vivem e trabalhem em Sintra desfrutem de novos e requalificados espaços públicos.”

Pretende-se a valorização paisagística desta área de 5.300 m2, em harmonia com os princípios de intervenção de requalificação da Ribeira da Laje, o que implica a remoção de viaturas estacionadas no interior do espaço verde.

Neste domínio, a intervenção tem como prioridade a melhoria das condições de acesso pedonal, de segurança, de tratamento do pé dos edifícios (gerindo a transição entre o espaço publico e as vivências privadas), de preservação do património natural presente e da gestão dos terrenos em situação de forte declive junto à rua dos Escuteiros de Portugal.

A intervenção passa pela a criação de percursos pedonais e cicláveis; criação de áreas ajardinadas e pela resolução dos declives do terrenos (43%) que descem para a valeta da rua dos Escuteiros de Portugal e substituição da mesma com a instalação de uma galeria técnica permitindo deste modo trabalhar a pendente de forma mais harmoniosa através um sistema de socalcos, cujas extensões planas favorecem a implantação de zonas de estadia ajardinadas confortáveis, orientadas para sul e nascente, com uma vista alargada para o vale.