Sintra avança com empreitadas para reabilitação de edifícios municipais e espaços públicos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, a abertura de concursos e adjudicação de empreitadas a realizar em vários pontos do concelho, num investimento total de 2 milhões de euros.

Estas empreitadas dizem respeito à manutenção de edifícios municipais, aquisição de serviços de limpeza, desmatação, desobstrução das linhas de água, deservagem de passeios, zonas de circulação pedonal e controlo de infestantes.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “os investimentos que a autarquia tem vindo a realizar em edifícios municipais e no espaço público são de extrema importância, pois representam uma aposta direta nos locais de vivência dos munícipes e representam uma melhoria na qualidade de vida”.

Na reunião de executivo, foi aprovada a adjudicação da “Empreitada de Manutenção de Edifícios Municipais”, que contempla a realização de obras de conservação e restauro de diversos edifícios, no valor de 159 mil euros. Estas intervenções contemplam a realização de trabalhos de pinturas interiores e exteriores, substituição de pavimentos e reabilitação e impermeabilização de coberturas, entre outros.

Foi, também, aprovada a abertura de procedimento para aquisição de serviços para a limpeza, desmatação e desobstrução das Linhas de Água, cujos trabalhos decorrem em todo o território, no valor total de 300 mil euros.

A limpeza e desobstrução de linhas de água é um instrumento crucial na mitigação dos possíveis danos causados pelas chuvas fortes e fundamental para minimizar as consequências negativas de cheias, assegurando ainda o bom estado ecológico e as boas condições de escoamento da água e sedimentos de toda a rede hidrográfica e zonas ribeirinhas do concelho.

A aquisição de serviços de deservagem de zonas de circulação pedonal e controlo de infestantes, no valor de 1 milhão e 600 mil euros, foi outra das medidas aprovadas. Estas intervenções decorrerão em todas as freguesias do concelho e o investimento abrange um período de 24 meses de trabalho.

A grande extensão de áreas de circulação pedonal, o clima de Sintra que é potenciador do rápido crescimento de vegetação infestante, a restrição de utilização de herbicidas com componente ativo, obrigam a autarquia a uma maior periocidade neste tipo de intervenção, por forma a garantir um controlo eficaz destas espécies.