Sintra aprovou reestruturação das dívidas da Tratolixo

pacos concelho noticia

A Assembleia Municipal de Sintra aprovou na noite de quinta-feira a reestruturação do passivo da Tratolixo, a empresa intermunicipal que trata dos resíduos de Sintra, Cascais, Oeiras e Mafra.

A proposta negociada entre a Tratolixo e a banca prevê uma redução do passivo de 164,3 milhões de euros para 145 milhões, bem como uma redução do spread de 4% para 1,35%, traduzindo-se numa redução dos juros na ordem dos 69 milhões.

Este acordo com o setor bancário permitirá à empresa concluir o aterro no ecoparque da Abrunheira (Mafra).

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, "este contrato é essencial" para a viabilização da empresa.

"Dado este passo e concluído o aterro, podemos ter aqui uma grande empresa, com grandes rendimentos para as [quatro] câmaras municipais", afirmou, adiantando que a Tratolixo pode ser uma alternativa para os municípios que pretendam deixar a Valorsul após a privatização da empresa responsável pelo tratamento e pela valorização dos resíduos de 19 municípios da região de Lisboa e Oeste.

A proposta foi aprovada com votos contra da CDU, abstenção do Bloco de Esquerda e votos favoráveis das restantes bancadas.