Sintra aprova protocolos na área da solidariedade

A Câmara Municipal de Sintra aprovou em reunião do executivo a celebração de protocolos, no valor total de 55 mil euros, com associações que prestam apoio na área da solidariedade.

Os protocolos agora aprovados são celebrados com a Fundação Aga Khan Portugal, o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Casa de Saúde da Idanha e o Projeto Cuidar Melhor – Apoio aos Cuidadores de Pessoas com Demência.

Com estes protocolos, a autarquia de Sintra pretende chegar e apoiar diferentes áreas sociais, abrangendo a população mais idosa no âmbito da saúde mental, que pelas suas necessidades requerem uma atenção especial, alicerçando o Plano Municipal de Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo do concelho.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, estes protocolos “são parte integrante da estratégia da autarquia, dando prioridade à solidariedade e ao desenvolvimento inclusivo, garantindo ferramentas para uma política de saúde estruturada e consistente.”

“É a pensar nos seniores do nosso concelho que celebramos estes protocolos. Sabemos que este é mais um passo em prol da melhoria da sua qualidade de vida, ajustando os apoios às necessidades”, sublinhou o autarca.

A Fundação Aga Khan Portugal, dedicada à área do envelhecimento, é detentora de projetos de intervenção comunitária como o fortalecimento de competências dos cuidadores formais e informais. Com o objetivo de proporcionar e valorizar um envelhecimento com qualidade, este é o caminho para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que atua na área da saúde mental, apresenta uma resposta especializada e inovadora. Com este protocolo, dá-se continuidade ao desenvolvimento do projeto Ginásio Cerebral Sénior Comunitário, que trabalha para a prevenção ou retardamento de doenças relativas à saúde mental em pessoas identificadas como de risco.

O projeto Cuidar Melhor, que apoia cuidadores de pessoas com demência, surgiu da necessidade de encontrar respostas ao problema social e de saúde pública das demências. No Gabinete Cuidar Melhor, são prestados serviços clínicos não só a doentes de demência, mas também aos seus cuidadores. São ainda promovidas ações de informação e sensibilização junto de cuidadores, ações que em conjunto se traduzem num apoio fulcral para quem vive esta realidade.