Sintra aprova protocolo para a construção da Ponte Verde
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, o protocolo de colaboração entre o município e a Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A para a construção da Ponte Verde de Queluz, inserida no projeto do Eixo Verde e Azul.
Na mesma reunião a autarquia aprovou ainda o acordo de gestão do equipamento entre a Infraestruturas de Portugal, a Parques de Sintra – Monte da Lua e o Município de Sintra.
A aprovação destes documentos permite o lançamento da empreitada de construção da Ponte Verde ainda no primeiro semestre deste ano.
A construção da Ponte Verde, um investimento de 4 milhões, integra o projeto intermunicipal Eixo Verde e Azul, que visa a valorização do rio Jamor e espaços verdes envolventes.
Para Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, “o Eixo Verde e Azul materializa a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes. E é desta forma que pretendemos dar lugar a uma melhoria da qualidade de vida e dos espaços das nossas cidades”.
A Ponte Verde permite a continuidade do Eixo Verde Azul, ao longo do rio Jamor, criando uma passagem suave sob o IC19, recuperando a ligação histórica entre o Palácio Nacional de Queluz e a Matinha de Queluz. Esta construção visa potenciar uma vivência integrada nos espaços em questão e criar valor ambiental e cultural. De salientar que este projeto também defende o Palácio dos efeitos da poluição da circulação rodoviária no IC19.
A intervenção cria e consolida um eixo ecológico, que atravessa os concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras, tem o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira em Belas e a foz do rio Jamor.
Os trabalhos incluem a renaturalização, melhoria da qualidade das massas de água e requalificação do espaço envolvente ao Rio Jamor e seus afluentes.