Sintra aprova protocolo de integração na área da saúde mental

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a celebração de um protocolo com o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – CHPL, que visa a integração socioprofissional e na comunidade de pessoas com doença mental.

É através do projeto Sintra Integra, criado pela autarquia, que este protocolo de cooperação com o CHPL se materializa no sentido de reforçar a autonomia e independência das pessoas com doença mental, com a sua colocação em atividades profissionais ou socialmente úteis.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, sublinha que "esta cooperação permitirá um maior e melhor acompanhamento dos cidadãos. Para isso temos de ser também promotores das condições necessárias para a sua integração, através das práticas e políticas de inclusão certas”.

Com este projeto a autarquia pretende ir ao encontro da individualidade dos cidadãos, criando respostas não institucionalizadas que promovam a inclusão e autonomia, potenciando uma cidadania ativa, participação social e integração profissional.

O Sintra Integra apresenta-se como uma estratégia abrangente de inclusão, num concelho que pretende ser de todos e para todos.