Sintra aprova adjudicação do novo Hospital

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, esta manhã, a adjudicação da construção do novo hospital a Tecnorém, Engenharia e Construções, SA, pelo valor de pelo valor de 44 milhões 932 mil e 668 euros.

A construção do novo hospital, que terá início durante o mês de agosto, irá servir 400 mil utentes e está localizado no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins.

Para Basílio Horta “não era possível continuar a depender apenas do lotado Hospital Dr. Fernando Fonseca. A autarquia teve que garantir meios financeiros para assumir essa responsabilidade, depois de décadas sem resposta dos sucessivos governos. É a primeira vez no país que uma câmara municipal entrega ao Estado, ao Ministério da Saúde, um hospital construído".

Para além do investimento da Câmara Municipal de Sintra, o governo assume 21 milhões e 660 mil euros com a aquisição e instalação do equipamento no novo hospital.

O novo hospital será composto por serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora/Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, Unidade de Esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

A adjudicação do novo hospital de Sintra foi aprovada com os votos favoráveis de todos os vereadores do executivo camarário, com exceção do vereador da CDU.