Sintra apresenta Projeto de Centralidade de Rio de Mouro

A Câmara Municipal de Sintra investe cerca de 1 milhão e 453 mil euros na requalificação do espaço público em Rio de Mouro, criando nesta freguesia uma nova centralidade que visa promover a qualidade de vida dos seus habitantes.

O projeto foi apresentado esta quarta-feira e visa requalificar a área pública existente, criando novos espaços de estadia, ao mesmo tempo que valoriza a identidade, a história e tradição da freguesia e devolve espaço público condigno e mais seguro aos munícipes.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este investimento é “a cara de uma estratégia criada desde o primeiro dia do nosso mandato e que projetamos estender por todo o território”, referindo ainda que “pretendemos um concelho unido, que se traduza na valorização de Sintra como um concelho único. Esta requalificação pretende modernizar Sintra, ao mesmo tempo que respeita a tradição e a identidade do lugar”.

Os trabalhos assentam no alargamento do Largo 1º de Dezembro, criando uma nova centralidade e um novo espaço de estadia público, na criação e alargamento de passeios, na criação de novos lugares de estacionamento e na recolocação do atual parqueamento.

Desta forma, a concretização deste projeto pretende promover a mobilidade inclusiva e segura; incentivar a circulação pedonal e a circulação suave de automóveis; gerar novas zonas de permanência e de convívio no espaço público; fomentar a qualidade de vida e a sociabilização dos moradores através das condições do lugar; valorizar as características da vila de Rio de Mouro Velho para fruição dos moradores; contribuir para a regeneração e requalificação urbana da vila e incentivar a futura reabilitação do património e da habitação, promovendo a fixação de novas famílias e jovens na vila.

A criação do Projeto de Centralidade de Rio de Mouro resulta da delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Rio de Mouro Velho, na qual foi possível identificar a Centralidade de Rio de Mouro Velho como um dos objetivos estruturantes a desenvolver.