Sintra aposta na requalificação de escolas e pavilhões escolares

A Câmara Municipal de Sintra vai investir mais de 1 milhão e 800 mil na reabilitação de escolas e pavilhões desportivos do concelho.

Em reunião de executivo, realizada esta terça-feira, a autarquia aprovou a abertura do concurso público para conservação e beneficiação de escolas EB 2, 3 com valor base 396 mil euros, adjudicou a requalificação dos pavilhões desportivos de escolas EB 2, 3 e secundárias no valor de mais de 1 milhão de euros, e adjudicou também a beneficiação de escolas EB1 no valor de 397 mil euros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta este investimento segue a linha “de prioridades que o município estabeleceu para o seu mandato. O setor da educação é uma das prioridades pela importância que têm na vida de milhares de jovens e no futuro de Sintra e do país”.

Em reunião de executivo foi aprovada a abertura do concurso público, no valor de 396 mil e 500 euros corresponde ao lote 3 da empreitada de conservação e beneficiação de escolas EB 2, 3, Rainha D. Leonor de Lencastre, Escultor Francisco dos Santos e Ferreira de Castro. A empreitada tem como objetivo garantir as boas condições de funcionamento dos estabelecimentos de ensino do segundo e terceiro ciclo e incide sobre a reabilitação e recuperação dos revestimentos de paredes e pavimentos, pinturas interiores e exteriores e correção de patologias identificadas.

Foi adjudicada, pelo valor de 1 milhão e 36 mil euros, a requalificação dos pavilhões desportivos de escolas EB2, 3 e secundárias que dá continuidade ao investimento na valorização e modernização dos edifícios escolares, de forma a garantir o conforto dos alunos e boas condições de funcionamento destes equipamentos.

A adjudicação da empreitada de conservação e beneficiação de escolas EB1 corresponde ao investimento de 397 mil e 700 mil euros pela autarquia de Sintra. Os trabalhos visam assegurar as boas condições de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, através da adoção de medidas para garantir a estanquidade dos edifícios, designadamente das fachadas. Para o efeito está prevista a reparação e pintura das fachadas e correção de patologias identificadas.

Realizada em 3 lotes, serão alvo de intervenção as escolas básicas de Casal de Cambra, Fernando Formigal de Morais, Rio de Mouro, Serradas, Meleças, Queluz, Massamá, Monte Abraão e Jardins de Infância de Montelavar, Morelena, Palmeiros, Cacém e Arneiro dos Marinheiros.

Recorde-se que o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra foi apresentado em março de 2018 e prevê a intervenção em 98 escolas, abrangendo mais de 30 mil alunos, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros, dos quais 3,250 milhões de fundos comunitários.