Sintra acolhe conferência “Além dos Limites do Universo” que reúne especialistas mundiais

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, é palco para a conferência Deep 24 – Beyond the Edge of the Universe (“Além dos limites do Universo”), promovida pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, que tem lugar até dia 25 de outubro.

A sessão de abertura teve lugar esta segunda-feira, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que destacou a honra de “receber mais uma conferência Deep em Sintra, um concelho onde a tradição se cruza com a inovação". Durante a sua intervenção, o autarca sublinhou que “Sintra, além de ser uma terra rica em história e conhecida pelos seus monumentos emblemáticos, é também um território que olha para o futuro, abraçando o progresso e o desenvolvimento tecnológico”.

Este terceiro encontro, à semelhança dos realizados em 2006 e 2015 também em Sintra, mantém o foco na partilha de conhecimento de especialistas internacionais que estudam a época em que as primeiras estrelas e galáxias iluminaram o Cosmos após o Big Bang.

Segundo a organização, nesta conferência serão apresentados os "resultados e perspetivas que há 18 anos eram apenas um sonho: a visão do que era o Universo com menos de 3% da idade atual, quando gás, estrelas, os primeiros buracos negros e a matéria escura estavam a começar a construir o Universo que vemos hoje".

O evento reúne mais de 140 oradores, nacionais e internacionais, que discutirão a aplicação de algoritmos de inteligência artificial para processar e interpretar a vasta quantidade de dados provenientes de telescópios e instrumentos de última geração, como o James Webb, o Euclid e os precursores do radio-observatório Square Kilometre Array.

Inserido na realização desta conferência, o Centro Cultural Olga Cadaval recebe uma exposição com imagens em grande formato obtidas com o telescópio espacial James Webb. A inauguração está marcada para as 20h00, seguida de um espetáculo de ciência em contrarrelógio, aberto ao público e em português, onde 10 cientistas irão conduzir uma visita guiada pelo Universo.

Image