Sintra abre concurso público para Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira

Foi aprovada, em reunião de executivo, a abertura de concurso público para empreitada de execução do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira Sub-Fase 1, e representa um investimento no valor de 1 milhão e 625 mil euros.

A Serra da Carregueira é uma das manchas verdes de maior expressão no concelho que urge conservar e cujo uso deverá ser potenciado de forma a garantir o usufruto e a proteção dos recursos naturais deste lugar.

Basílio Horta lembrou que “este é um projeto do arquiteto Sidónio Pardal, desenvolvido num conceito sustentável e participado”. O presidente da Câmara Municipal de Sintra afirmou que o futuro Parque Municipal Florestal, “pretende salvaguardar e valorizar as pré-existências da paisagem natural, como árvores, muros, ruínas ou caminhos”.

Este parque de reduzido impacto natural deve promover os percursos da natureza, espaços de ócio e lazer, de contemplação e desporto e encontra-se integrado na Estrutura Ecológica Municipal e enquadrado no Eixo Verde Azul

A implementação desta fase do projeto é de vital importância para garantir o contínuo verde municipal pelo estabelecimento de um percurso pedonal/ciclável que dá continuidade ao eixo Verde Azul, num percurso de cerca de 3 km que promove a ligação entre o aglomerado urbano e o Belas Clube de Campo e simultaneamente  a estruturação urbana, pelo que deverá ter como resultados o reforço do caracter identitário do lugar como centralidade verde principal, pela beneficiação dos espaços verdes coletivos, de estadia e circulação pedonal e pela requalificação das margens da Ribeira de Belas (que o atravessa), garantindo a diminuição de cheias.

Esta empreitada tem o prazo de execução de 12 meses para a execução e de 24 meses para a manutenção dos espaços verdes.