Políticas públicas para Agualva-Cacém em debate em Sintra

A conferência “Pensar AgualvaCacém”, que teve como objetivo fazer uma reflexão sobre as políticas que permitam abandonar o estigma associado à cidade de Agualva-Cacém, decorreu no passado dia 12 de julho, no Auditório Municipal António Silva, em Sintra.

A abertura da conferência esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que salienta “a necessidade de criar políticas públicas nas cidades e procurar estratégias para a sua valorização e modernização, otimizando os recursos públicos e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes”.

O autarca salienta que “as cidades têm de possuir 3 fatores essenciais, tem de ser resiliente, verde e inclusiva. A cidade tem de ser resiliente, estar preparada para resolver tensões, ultrapassar obstáculos. Verde na medida que as pessoas têm de ter espaços de qualidade, espaços verdes para que aproveitarem a sua cidade, e inclusiva, pois as pessoas têm de se sentirem parte da cidade, em que esta funciona como um polo de solidariedade”.

O objetivo principal da conferência “Pensar AgualvaCacém”, foi promover uma reflexão sobre as políticas que permitam abandonar o estigma a que normalmente a cidade de Agualva-Cacém e à generalidade das áreas suburbanas de Lisboa, surgindo como um espaço para a discussão de ideias que permitam enquadrar a atual realidade urbana da cidade, procurando estratégias futuras para a valorização e modernização da mesma, otimizando os recursos públicos e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes.

Agualva-Cacém tem cerca de 81 mil habitantes, composta pela União de Freguesias de Agualva Mira-Sintra e União de Freguesias de Cacém e São Marcos, é uma das duas cidades no município de Sintra (sendo a outra Queluz). É ainda a quinta maior cidade da Área Metropolitana de Lisboa, (após Lisboa, Amadora, Almada e Setúbal) e a décima maior cidade de Portugal (depois de Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Amadora, Braga, Coimbra, Almada, Funchal e Setúbal).

Em debate estiveram temas como “Desenvolvimento Urbano”, “Influência do espaço público na qualidade de vida”, “Planeamento urbanístico regional” e “O futuro de Agualva-Cacém”.

A conferência foi organizada pelas duas freguesias que constituem a Cidade de Agualva-Cacém em parceria da Câmara Municipal de Sintra e contou com a participação de vários especialistas na área do ambiente e organização do território, como Carlos Fernandes, João Seixas, Maria Teresa Sá, Miguel Feliciano Gaspar, Nuno Bento, João Seixas, Tiago Trigueiros, João Diogo Mateus e José Luís Crespo.

Image