Passes únicos já estão em vigor

A partir desta segunda-feira, 1 de abril, com o passe único, válido para todas as empresas de transportes públicos, pode circular em toda a Área Metropolitana de Lisboa.

Assim, acabam os atuais títulos de transporte, passando a existir apenas dois: o Navegante Municipal que custa 30 euros, permitindo viagens dentro de cada concelho, e o Navegante Metropolitano que custa 40 euros, permitindo deslocações nos meios de transporte públicos em toda a área metropolitana.

Este novo passe único será valido de mês a mês e não por 30 dias, como até agora, isto significa que todas as pessoas passam a ter de carregar o passe no início de cada mês. Isto é: caso pague o passe apenas no dia 10 de maio, este só será válido até ao dia 31 de maio. Acabando assim com a validade de 30 dias após o dia de compra, que vigorava até agora.

A Câmara de Sintra investiu 3,9 milhões de euros na criação do passe único. O valor sobe para 4,5 milhões de euros anualmente a partir de 2020. “Esta medida vai aliviar as despesas mensais de centenas de milhares de pessoas e revolucionar a forma de mobilidade em Sintra e em toda a Área Metropolitana de Lisboa”, defendeu o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, acrescentando que a decisão, “viabiliza uma estratégia de desenvolvimento sustentável que vai melhorar, de forma muito significativa, a vida de todos que estudam, trabalham e vivem em Sintra”.

Este investimento do município de Sintra corresponde à necessidade de cofinanciamento, por parte dos municípios, do vasto conjunto de decisões com vista à melhoria da mobilidade e transportes, tendo sido definido um valor global de 31 milhões e 225 mil euros da responsabilidade dos municípios.

Mais informações em www.aml.pt/passe-palavra