Obras do Eixo Verde e Azul estão a avançar
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, visitou esta quinta-feira, no âmbito da presidência aberta à união das freguesias de Massamá e Monte Abraão, a obra do Eixo Verde e Azul onde já está em construção um anfiteatro, junto à estação da CP de Queluz/Belas.
A Câmara Municipal de Sintra está a promover a construção do Eixo Verde Azul, projeto com o objetivo de proporcionar a deslocação pedonal e em bicicleta entre a Serra da Carregueira em Belas e a foz do rio Jamor. Este trajeto que se inicia numa zona de matas do interior do Concelho desenvolve-se ao longo do Rio Jamor até à foz, no Concelho de Oeiras. Os trabalhos incluem a renaturalização, melhoria da qualidade das massas de água e requalificação do espaço envolvente ao Rio Jamor e seus afluentes.
Para Basílio Horta, o Eixo Verde e Azul “concretiza a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e das suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades”, e sublinhou “que se trata de uma mudança qualitativa na Área Metropolitana de Lisboa, visto que somos o único concelho que já está a trabalhar, onde já começaram as obras”.
Trata-se de uma obra “ambiciosa” e que, de acordo com o edil, “vai devolver às pessoas aquilo que lhes pertence”.
No âmbito desta empreitada que decorre simultaneamente em várias frentes de trabalho foi realizada intervenção no Parque Urbano Felício Loureiro, em Queluz na área que margina o rio Jamor, onde os caminhos foram requalificados, passando a integrar um uso pedonal e por bicicletas, em condições de conforto e segurança, tendo sido reaplicado o mobiliário urbano existente e que será complementado com novos e elementos e sinalética a introduzir.
No troço compreendido entre o extremo Norte do Parque Urbano e a rotunda de acesso à estação da CP, foi já parcialmente requalificado o troço do rio Jamor que confina com a Rua da Ponte Pedrinha, em Queluz, zona onde se procedeu à estabilização da margem direita com recurso a técnicas de engenharia natural, tendo sido contruída ciclovia na margem agora defendida e confinante ao Aqueduto da Gargantada, em complemento à ciclovia que se estende da rotunda D. Pedro IV até à rotunda de acesso à estação da CP.
Neste troço do rio Jamor está em curso a estabilização de uma pequena área de margem, por onde será assegurado o acesso ao leito do rio, assim como se irá proceder à arborização, plantações e sementeiras ao longo da margem.
No troço compreendido entre a rotunda do Jamor e a rotunda de acesso à estação de Queluz na qual está prevista a instalação da ciclovia, foram já preparadas as bases para a sua instalação, prevendo-se que até meados de Fevereiro logo após a instalação dos novos candeeiros de Iluminação Pública, seja possível concluir os trabalhos em pavimento drenante.
No troço compreendido entre a rotunda do Jamor e a ponte da Av. General Humberto Delgado, Monte Abraão situada a norte, foi já instalada ciclovia na qual decorrem trabalhos de retificação ao processo construtivo inicialmente adotado e que serão finalizados com nova camada de pavimento drenante, instalada a infraestrutura necessária à iluminação pública.
Foram instaladas as redes de rega e construído um anfiteatro, estando em curso a materialização dos acessos a esta zona, a modelação de terras na sua envolvente, a limpeza e preparação do solo para o início do processo de plantação de árvores, arbustos e sementeiras.
Foram concluídos troços de ciclovia na Rua Eduardo Pinto Basto e Praceta confinante, em Belas, bem como as plantações de árvores e arbustos. Estão em curso trabalhos de pavimentação viária e de requalificação de acessos pedonais, a que se seguirá a execução da sinalização vertical e horizontal incluindo a pintura de passadeiras, a realizar após pavimentação viária. A conclusão dos trabalhos de instalação da nova iluminação pública será efetuada durante o mês de fevereiro.
Na Av. da Marinha Portuguesa e Av General Humberto Delgado, em Belas a infraestrutura necessária à nova iluminação pública aguarda a instalação dos novos candeeiros e as bases para os pavimentos drenantes aguardam a sua aplicação oportuna, também durante o mês de Fevereiro.
Em meados do mês de fevereiro prevê-se o início dos trabalhos entre a ponte da Av General Humberto Delgado e a ponte situada a Norte da Quinta das Nogueiras, Monte Abraaão, troço que se desenvolverá ao longo da Av. Alfredo Keill, em parte da Quinta das Nogueiras e na Azinhaga das Andorinhas.
O Eixo Verde e Azul concretiza a estratégia integrada de requalificação do rio Jamor e suas margens, da nascente à foz, aumentando a oferta de espaços verdes, e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços das cidades.
O “Eixo Verde e Azul” estabelece uma estratégia integrada de intervenção destinada a criar e consolidar um eixo ecológico, que atravessa os concelhos da Amadora, de Oeiras e Sintra. Numa primeira fase, o investimento estimado é de cerca de 11 milhões de euros.
Projeto Cofinanciado
Designação do projeto: Projeto de Requalificação da Ribeira do Jamor - Eixo Verde Azul
Código do projeto: LISBOA-04-2114-FEDER-000037
Objetivo principal: Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos
Região de intervenção: NUT II - Área Metropolitana de Lisboa
Entidade beneficiária: Município de Sintra
Custo total elegível: 2 565.574,23 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER 1 282.787,12 EUR