Município de Sintra reforça a inclusão no domínio da deficiência visual

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a celebração de um protocolo com a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência visual no concelho.

Este protocolo visa ainda potenciar o acesso a serviços específicos, incentivar a educação cívica e sensibilizar a comunidade local para as questões relacionadas com a deficiência visual.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, a celebração deste acordo “reafirma o nosso compromisso com uma sociedade mais justa, onde todos têm acesso às mesmas oportunidades. A inclusão é, e sempre será, um pilar fundamental da nossa ação”.

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada em 1888, com o objetivo de ministrar conhecimentos básicos às pessoas cegas.

A associação tem como missão promover a plena inclusão das pessoas com deficiência visual, orientando a sua atuação pelos princípios da participação ativa e da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Entre os seus objetivos, destaca-se a participação em organizações que trabalham na área da deficiência e que incentivam o diálogo entre pares, bem como a cooperação com entidades e organismos no desenvolvimento de iniciativas que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

A sua intervenção incide em áreas como a acessibilidade e mobilidade, educação, saúde, emprego, formação profissional, e acesso a serviços e equipamentos sociais, promovendo a independência e a vida autónoma das pessoas com deficiência visual.

Image